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Projeto Formação em Tecnologia Audiovisual

Parceria
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Produtora de Conteúdos

          O tempo atual é marcado por avanços que fazem do homem participante e testemunha de uma extensão da internacionalização política, econômica e cultural, bem como de um processo global de desenvolvimento tecnológico e científico que atingem todas as áreas que movimentam a humanidade.

          A competitividade é o alvo mais cobiçado dessa transformação. Nesse cenário questiona-se: Qual o papel da educação? Socializar o conhecimento historicamente produzido e preparar as atuais e futuras gerações para a construção de novos conhecimentos cumpre o papel social da escola.

          Assim, a educação, consciente desta sua posição universal, necessita que a escola ofereça condições básicas que ultrapasse os muros da transmissão de conceitos e conteúdos reprodutores de informações.

         Os alunos precisam saber matemática, ciências, português, mas ainda mais importante é saber o que fazer com isso na vida. Hoje, o estudante precisa compreender a gênese do conhecimento para trabalhar suas ideias e, construindo-as, contribuir para a formação da nova visão de mundo.

         O século XXI está trazendo à tona uma nova reorganização dos modos de produção e negócios e, consequentemente, da economia, da sociedade e da política. As preocupações com a direção que vem tomando o novo paradigma tecnológico da informação apontam os inúmeros desafios a enfrentar para que a nova sociedade supere velhas e novas desigualdades.

         Esta nova sociedade que se transformou possui uma total ligação com o desenvolvimento das novas tecnologias que influenciam decisivamente na vida de cada indivíduo neste mundo globalizado.

         Então, do ponto de vista social, cultural, e tecnológico, a convergência das tecnologias da informação e os meios de comunicação consiste em um desenvolvimento de grandes implicações, algumas boas, outras problemáticas, mas todas solucionáveis.

        

         A evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de equipamentos, mas aos comportamentos dos indivíduos que repercutem na sociedade, já que as tecnologias foram introduzidas na vida de todos a ponto de influenciar o cotidiano, evidenciando novas formas de agir e de comunicar.

        O uso crescente das tecnologias digitais e das redes de comunicação interativa, por exemplo, acompanha e amplifica uma profunda mutação na relação com o saber. Ao prolongar determinadas capacidades cognitivas humanas (memória e percepção), as tecnologias redefinem seu alcance e seu significado, a ponto de colocar em questão o funcionamento das instituições e dos modos habituais de trabalho de empresas e escolas.

        Assim, a educação não pode mais ficar distanciada dos meios de comunicação, que, exercendo hoje uma influência decisiva, educam mais que a própria escola. Então, é necessário defrontar-se com o desafio de trazer para o contexto da escola, as informações presentes nas tecnologias e as próprias ferramentas tecnológicas, articulando-as com os conhecimentos escolares para o desenvolvimento dos potenciais individuais dos jovens atendidos.

          A região do Sul de Minas é berço de grandes agentes culturais nas áreas de teatro, literatura, artes plásticas e cinema, além de outras, que tiveram que continuar seu desenvolvimento na indústria da economia criativa em outras regiões do país, principalmente no eixo Rio-São Paulo, por não encontrarem formação e muito menos mercado para trabalharem e na sua grande maioria acabaram esvaindo-se pelo mesmo motivo.

          A quantidade de potenciais criativos que se depara diariamente na escola, apesar de toda vulnerabilidade social que estes jovens vivem, faz vislumbrar a possibilidade de se desenvolver um núcleo criativo permanente, explorando as capacidades e talentos naturais de nossos pequenos artistas, à formação de futuros profissionais do audiovisual, técnicos em ferramentas digitais desenvolvidas para este mercado, dominando softwares voltados a criação de roteiros, editoração de imagens, modelagens de áudio, edição de vídeos, animação digital e uma infinidade de periféricos necessários para o desenvolvimento do audiovisual, abrindo assim uma gama de possibilidades para que jovens vislumbrem uma possibilidade de profissionalização tecnológica num mercado em plena ascensão.

          Hoje, o Brasil é reconhecido internacionalmente, com premiações consecutivas na produção audiovisual, com reality shows, novelas, documentários, cinema, desenhos animados e outros. Apesar de as produções terem um potencial de exportação e retorno financeiro, a demanda de tempo e recursos para a produção também é grande. Uma das principais demandas do setor é capacitação.

          Segundo a ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) poucos profissionais são capacitados para fazerem roteiros e produção de animação com qualidade técnica. "Atualmente, temos poucos cursos de capacitação na técnica de animação”.

          Fora do âmbito publicitário, uma das maiores conquistas do setor audiovisual foi a Lei da TV Paga, que aumentou a demanda por conteúdo nacional para ser veiculado nos canais de TV por assinatura, com uma cota de três horas e meia da sua grade de programação semanal, em horário nobre, das 18h às 24h, para os trabalhos das produtoras brasileiras independentes, aumentando assim a demanda por profissionais capacitados para o trabalho, principalmente no interior de Minas onde o acesso a essa formação é muito restrita. Outro fator é a crescente demanda por audiovisual nas redes sociais e na internet como um todo.

          Alinhando-se a demanda de um mercado em pleno desenvolvimento, necessitando de profissionais criativos e capacitados nas tecnologias digitais para o audiovisual, a um grupo potencialmente qualificável, ansiando por oportunidades para o seu futuro desenvolvimento profissional, o projeto “Formação em Tecnologia Audiovisual” justifica-se por entender que a escola é o principal termômetro seletivo e formativo dos futuros agentes criativos do nosso audiovisual, numa região da cidade de Poços de Caldas/MG que abriga mais de 60.000 habitantes, dentre eles um contingente de aproximadamente 25.000 jovens, em sua maioria em condição de vulnerabilidade social.

Justificativa e Contexto Social

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Objetivo

Objetivo Geral

          Implementar um núcleo criativo de produção audiovisual, em Poços de Caldas, onde serão capacitados jovens para atuarem em toda cadeia produtiva, principalmente na captação, operação, manuseio e manipulação de áudio e vídeo e criação de animação digital de forma gratuita e atendendo a diversidade local.

Especificamente

           - Implementar oficinas de Audiovisual de forma a atender toda cadeia produtiva com conhecimentos teóricos e práticos, ministrados por profissionais da área, buscando identificar as aptidões individuais entre os alunos participantes do processo, de forma a potencializar suas habilidades.

           desenvolver aulas teóricas e práticas utilizando  os softwares destinados a manipulação,  editoração e edição de textos, áudio e vídeo, ainda com softwares para a criação de animações digitais, utilizados pelo mercado de trabalho, tais como: Celtix (Criação de Textos e roteiros para o audiovisual), Pacote Adobe (Manipulação de áudio e vídeo), Toon Boom (Criação de desenhos animados) e outros conforme demanda, buscando sempre o uso de softwares livres ou destinados ao aprendizado, com licenças específicas.

           - Proporcionar aos jovens, participantes do projeto, a possibilidade de construírem uma nova realidade econômica, para si e seus familiares, aprendendo uma profissão em um segmento da economia criativa em plena ascensão no mercado mundial, criando conhecimento e o domínio de softwares utilizados por profissionais do audiovisual.

           - Paralelamente o projeto irá estimular toda a comunidade local a desenvolver outras potencialidades criativas para atenderem as demandas que serão geradas pelo núcleo audiovisual, nas áreas de interpretação, pesquisa documental, roteiros, cenografias, produção, figurinos, etc.

Metas

Ação - Selecionar dentre os quase 6.000 jovens adolescentes pertencentes a comunidade escolar de Poços de Caldas, 200 alunos com perfis criativos, efetivamente matriculados em uma das unidades, para comporem as primeiras turmas das oficinas de formação em Tecnologia Audiovisual.

 

Metas – Desenvolver workshops e palestras sobre audiovisual com os temas: Economia Criativa, Desenhos animados, Ferramentas de áudio e vídeo, O Universo do Audiovisual, Cinema TV e outros players e outras, nas unidades participantes para despertar interesse e ao mesmo tempo abrir inscrições para os futuros atendidos pelo projeto.

Ação – Implementação da formação dos participantes em toda cadeia produtiva do audiovisual

 

Metas – Distribuídas em turmas selecionadas, serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas de forma sistemática, com a ementa dando ênfase na pré-produção, produção e pós-produção, com turmas específicas de captura de imagens e editoração digital, produção de roteiros com ferramentas digitais, legislação do audiovisual, ética no mercado profissional, cinema de animação, dublagem, etc, no período de dois anos.

Ação – Estimular as unidades participantes do projeto a produzirem ações dramáticas e documentais para que os formandos no audiovisual possam exercitar suas habilidades adquiridas e em formação.

 

Metas – aproveitar professores e alunos que já produzem teatro e literatura dramática nas escolas para servirem de colaboradores no processo de aprendizagem do uso da tecnologia do audiovisual.

Inovação e Impacto social

         

          O que “Tropa de elite”, “Que horas ela volta?”, “Minha mãe é uma peça”, “Aquarius”, “Ó Paí Ó”, “Os Detetives do Prédio Azul” e animações como “Meu Amigãozão”, “O Irmão de Jorel” e “O menino e o mundo”, que concorreu ao Oscar em 2016, têm em comum? Além de terem alcançado o sucesso nos cinemas e na televisão essas produções surgem graças ao incentivo e profissionalização do mercado audiovisual.

          Também colabora para o bom momento a lei que obriga os canais de TV por assinatura a terem uma cota diária de produção nacional. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), os canais infantis da TV pagam produziram quase 11 horas semanais de conteúdo brasileiro em 2017. Ainda que com as incertezas trazidas pela nova política federal, o mercado está em alta e as produtoras precisam de profissionais qualificados para trabalhar. As produções para TV e web são as que mais demandam.

          Além dos desenhos animados, as emissoras procuram conteúdos para colocar em suas grades de programação e nos intervalos que sobram entre um programa e outro. Agências de propaganda também oferecem boas oportunidades. A indústria de games e a área de ensino vêm crescendo, com boas perspectivas para os próximos anos.

          Minas Gerais é o terceiro mercado que mais procura profissionais para o audiovisual, porém o sul de Minas carece desse tipo de formação, quase sempre importando profissionais para atender as necessidades.

          Assim faz-se necessário preparar esses profissionais para atender a demanda do mercado. E é exatamente neste particular que o projeto pretende alinhar a vasta experiência dos profissionais da Goja Produtora de Conteúdos Audiovisuais, para compartilharem com os futuros profissionais do audiovisual suas experiencias.

 

          O mercado do audiovisual é muito dinâmico e necessita sempre de novos profissionais para atender a demanda, assim o formato proposto pelo projeto é implementar um núcleo permanente de criação audiovisual para que esses profissionais formados possam ser multiplicadores e replicadores da iniciativa

 

Replicabilidade

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